Exército Brasileiro publica norma técnica para dados geoespaciais

06/05/2014 08:34

Exércio Brasileiro, por meio da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), dando continuidade aos trabalhos de normatização dos dados geoespaciais de referência das escalas de 1:250.000 e maiores, conforme a atribuição legal definida no Decreto-Lei nº 243/1967, anunciou a publicação da Norma da Especificação Técnica para Produtos de Conjuntos de Dados Geoespaciais (ET-PCDG).

ET Exército Brasileiro publica norma técnica para dados geoespaciais

Especificações Técnicas para o Mapeamento Topográfico.

A presente norma tem por finalidade definir os padrões a serem observados na elaboração de produtos de conjuntos de dados geoespaciais matriciais e vetoriais, de modo a garantir a consistência, qualidade e usabilidade dos dados que serão disseminados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), que foi criada em 2008, por meio do Decreto nº 6.666, de 27 de novembro de 2008. A ET-PCDG está inserida em um conjunto de especificações técnicas, conforme apresentado no Quadro 1, que se relacionam entre si e são uma componente essencial da INDE, onde os dados geoespaciais produzidos no Mapeamento Topográfica em escalas 1:250.000 e maiores devem estar em conformidades com essas especificações.

Os produtos de conjuntos de dados geoespaciais do Sistema Cartográfico Nacional (SCN) abordados na ET-PCDG, estão definidos nos quadros de 4.3 a 4.7, do Plano de Ação para Implantação da INDE.

Todas as especificações dos produtos geoespaciais contidas na ET-PCDG são baseadas nos conceitos descritos na norma ISO 19131 e das normas da série ISO 19100 e ISO/IEC 11179-3.

A norma está disponível no Geoportal do Exército (www.geoportal.eb.mil.br/normas), no formato pdf.

Por Fabrício Hein da MundoGeo

—————

Voltar