Lançada versão 2.18 do software livre QGIS. Confira as novidades!

01/11/2016 22:05

Denominada “Las Palmas”, os destaques da nova versão são a correção de centenas de bugs e a inserção de novas ferramentas

qgis 300x124 Lançada versão 2.18 do software livre QGIS. Confira as novidades!

Já está disponível para download uma nova versão do software livre QGIS, uma referência internacional com aplicações em Sistemas de Informações Geográficas (GIS).

Segundo os desenvolvedores, o nome “QGIS 2.18 Las Palmas” foi em homenagem a última reunião do comitê do software, o 14º Encontro de Desenvolvedores do QGIS, realizado na Universidade de Las Palmas (ULPGC).

Para aqueles que não conhecem, o QGIS é um software de código aberto. Seu destaque, além de ser totalmente gratuito, é por possuir uma interface amigável e permitir a interação com diversos bancos de dados geoespaciais, como os mais famosos: PostGIS, SpatiaLite, ORACLE Spatial, POSTGRESQL, entre outros. Atualmente, o QGIS está disponível em Windows, MacOS X, Linux e Android.

Mas afinal, o que há de novo no QGIS 2.18?

De acordo com o site oficial, esta versão contém novas características e se estende a interface de programação com respeito às versões anteriores. No QGIS 2.18 foram corrigidas centenas de bugs e inseridos novos recursos de aprimoramento, principalmente na criação, edição, visualização, análise/processamento e publicação dos dados.

Para aqueles que desejam instalar a nova versão do QGIS, seus desenvolvedores recomendam a instalação sobre as versões anteriores. Para mais informações a respeito desta nova versão, com detalhes das correções e complementações, acesse esta página (em inglês): https://changelog.qgis.org/en/qgis/version/2.18.0/. No link, também estão disponíveis vídeos explicando as novas ferramentas.

Quer aprender mais sobre o QGIS? Confira os cursos online do Instituto GEOeduc!

Por Ariane Barbosa (MundoGEO)

—————

Voltar