Receptor de dupla frequência - GNSS é adquirido pelo DNIT

28/09/2018 12:01

Com o intuito de melhorar a disponibilidade de dados essenciais ao planejamento da infraestrutura de transportes do Brasil com qualidade e agilidade, o DNIT, através do Setor de Geotecnologias Aplicadas, efetivou a compra de uma solução de tecnologia da informação composta por equipamentos e softwares para realização de posicionamento por satélites GNSS.

Os Sistemas Globais de Navegação por Satélite – ou GNSS na sigla em inglês – são utilizados para navegação e determinação das posições (coordenadas e precisões) de objetos sobre a superfície terrestre. As precisões das coordenadas obtidas dependem, dentre outros fatores, do método de posicionamento e da qualidade dos equipamentos utilizados durante a coleta de dados em campo.

O GNSS pode ser considerado uma extensão do consolidado sistema de posicionamento americano, o GPS. Atualmente fazem parte do GNSS, além do GPS, o sistema russo GLONASS, o europeu GALILEO e o chinês BEIDOU. Com vários sistemas de satélites de posicionamento, melhora-se a geometria das constelações e disponibilidade de sinal, garantindo assim uma maior integridade e confiança aos usuários do sistema.

A aquisição da solução vai trazer melhorias na validação dos produtos oriundos dos contratos de caracterização topográfica, bem como na produção de dados do setor, uma vez que a mesma será essencial ao georreferenciamento dos produtos (modelos digitais de terreno e ortoimagens de alta resolução espacial) obtidos a partir dos aerolevantamentos realizados através de veículos aéreos não-tripulados (VANT’s) ou de imagens de sensoriamento remoto orbital, entre outros.

 

 

 

 

Fonte: DNIT

https://www.dnit.gov.br/noticias/receptor-de-dupla-frequencia-gnss-e-adquirido-pela-autarquia

—————

Voltar