VANT do IF Baiano é autorizado a realizar novos mapeamentos na Bahia

05/05/2014 13:34

No período de 5 a 15 de maio, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizará a campanha de voos com VANT, para a elaboração do mapeamento multifinalitário do Atlas Digital. O IFBaiano recebeu do Comando da Aeronáutica, autorização para uso do espaço aéreo dos seus  campi para realilzar o imageamento com VANT.

IF Baianno adquire VANT Nauru 500 VANT do IF Baiano é autorizado a realizar novos mapeamentos na Bahia

Nauru 500 é o VANT que será utilizado pelo IF Baiano

Foram liberadas as NOTAM das areas áreas dos Campi Catu, Uruçuca, Senhor do Bonfim, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Santa Ines e Governador Mangabeira. Prof. Dr. Vandemberg Salvador, coordenador do Projeto do Atlas Digital, lembra que o IF Baiano será o primeiro Instituto Federal no Brasil a possuir um Atlas Digital realizado com imagens de sensoriamento remoto obtidas por VANT.

“A ideia norteadora do projeto é que todos os membros da comunidade acadêmica possam colaborar com o trabalho – alunos, professores e funcionários, através de teletrabalho”, afirmou Vandemberg Salvador.

O Atlas conterá todas as informações de caráter fisiográficos dos campi – geologia, geomorfologia, clima, solos, hidrografia, relevo, vegetação, uso atual e planejado do solo, além da infraestrutura basica e predial, com as suas informações cadastrais, tudo georreferenciado e vinculado a um mapeamento geral da região de influência dos campi.

O Atlas servirá também como instrumento para o planejamento macro da instituição, em dois níveis: o primeiro nivel para gestao geral do IFBaiano, a partir das iniciativas de gestao da reitoria e o segundo nivel, para a direção geral de cada campus.  Servirá tambem para a divulgação da instituição na sociedade, por meio da Internet.

No atlas estarão incluídos tanto os elementos da geografia humana, quanto os elementos da geografia física, abrangendo os diversos territórios no estado da Bahia onde o IF Baiano está presente.

O Projeto do Atlas Digital do IF Baiano será estabelecido em quatro etapas:

• Primeira etapa: já totalmente implementada, o projeto foi apresentado e discutido no Colégio de Dirigentes, houve divulgação interna – em todos os campi – e externamente na mídia especializada. Foram realizados convênios e parcerias e adquirido o Primeiro VANT dos IFs no Brasil para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

 Segunda etapa: será realizado o mapeamento multifinalitário e georreferenciamento das áreas dos campi;

• Terceira etapa: serão produzidos os Mapas de Uso Planejado e o Zoneamento Ambiental-Ecológico de cada campus, com a definição, à luz da legislação vigente, das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal (RL) e o mapeamento das áreas degradadas que precisam ser recuperadas através de projetos específicos.

• Quarta etapa: consistirá na elaboração do Atlas Digital, que através de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) permitirá a comunidade em geral, acessar via internet, um gigantesco bloco de informações cartograficas e alfanuméricas sobre o IF Baiano.

“O Atlas Digital do IF Baiano foi idealizado para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, e o VANT está sendo utilizado nesta segunda etapa para o mapeamento dos campi (uma superfície de 1.500 hectares)”, acentua o autor do Projeto. “A utilização desta tecnologia para planejamento das atividades de expansão, monitoramento ambiental, zoneamento de uso e ocupação do solo e a publicação do Atlas Digital na internet, sao inicitivas inéditas em nível nacional, no âmbito dos Institutos Federais”, completou. Por Ivan Leonardi

—————

Voltar