VANTs são utilizados para mapeamento de projetos de estradas

24/02/2015 18:53

O mapeamento 3D georreferenciado de projetos de estradas muitas vezes passa por locais de difícil acesso ou o prazo de execução possui limites temporais e orçamentários. Este processo é moroso e muitas vezes praticamente impossível de ser feito por meios convencionais.

Dessa forma, a empresa SkyDrones Ltda. faz uso de plataformas aéreas remotamente pilotadas, os VANTs ou Drones, dotadas ou não de tecnologia RTK, que fazem o levantamento de dados para a execução de projetos de estradas.

Viaduto Pelotas 3D 1 1024x524 VANTs são utilizados para mapeamento de projetos de estradas

O uso de sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados para obtenção de imagens aéreas para as mais diversas aplicações já é uma realidade. Esta tecnologia é rápida e eficiente destacando-se vantagens substanciais para locais de difícil acesso.

Viaduto Pelotas 3D 4 VANTs são utilizados para mapeamento de projetos de estradas

Assim torna-se possível obter mapas e dados georreferenciados em duas e três dimensões, com qualidade de topografia convencional e com tempo e custo menores. Além dos pontos tradicionalmente entregues no projeto da empresa, também é gerada a imagem do local em duas e três dimensões.

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) e seus sistemas serão discutidos durante a conferência MundoGEO#Connect 2015. Especialistas estarão presentes para apresentar o que há de mais avançado e as últimas novidades dos Drones para diversas aplicações, além das capacidades, limites e modelos desta tecnologia, bem como um panorama atual da legislação atual.

Por Deyse Delamura (MundoGEO)

—————

Voltar